Brasfoot é o jogo brasileiro do estilo manager de extremo sucesso. Baseado no clássico 
Elifoot,  aqui você assume uma equipe da quarta divisão que, entre compras e  vendas de jogadores, administração de táticas e participações em jogos,  luta para permanecer nas duas primeiras posições dos campeonatos  nacionais. Isso garante seu acesso à divisão superior no ano seguinte e  multiplica os ganhos da sua equipe.
Se você é fã de jogos manager de futebol, mas ainda não conhece a  série, não deixe de conferir o game. Ele não somente é o primeiro como  também é o jogo nacional de maior sucesso do gênero. Isso implica em um  jogo 100% em português e totalmente livre de traduções estranhas.
Seu nível de qualidade é extremamente parecido com o do 
Elifoot,  mas aqui as disputas são focadas no Campeonato Brasileiro. Estatísticas  dos times, camisa das seleções, preço dos jogadores e muitos outros  dados são atualizados a cada ano. Portanto, a simulação de Brasfoot está  muito mais próxima da realidade do que você imagina.
Novidades da versão 2012
Embora a mecânica e a jogabilidade do jogo continuem extremamente  parecidas, a versão 2012 do Brasfoot passou por melhorias em algumas  áreas. Para começar, as equipes do game e os nomes dos jogadores foram  novamente atualizados, dando ao jogo aquele ar de nova temporada e  partidas ainda mais realistas.
Alguns campeonatos também tiveram a sua fórmula de disputa  reformulada, trazendo agora o mesmo tipo de torneio encontrado na vida  real, como a Copa Sul-Americana, por exemplo, que nessa versão também é  disputada em “mata-mata”. Já na hora de escalar o seu time você tem a  chance de escolher entre o primeiro e o segundo uniformes da sua  esquadra.
Além disso, para fugir da mesmice na hora daquela famosa "dança das  cadeiras" entre os treinadores, ex-jogadores que se aposentarem poderão  se tornar técnicos. Dessa forma, você pode até mesmo perder o seu  emprego para um ex-atleta do seu clube. Já pensou?
Os melhores
Outra alteração muito interessante do Brasfoot 2012 é o fato de que  agora vão haver eleições que devem eleger os jogadores, aqueles que  foram destaques da semana. Além disso, esse pleito também vai apontar,  no final do ano, os melhores futebolistas de toda a temporada.
Contratos
Os contratos dos jogadores passaram por uma reforma geral para todos,  tanto atletas quanto clubes. De uma maneira geral, os salários estão  reduzidos, exceção feita aos jogadores de clubes prestigiados da Europa,  que estão mais altos.
Uma característica bastante incômoda para os treinadores eram os  leilões de jogadores que não concordassem com um aumento de salário  proposto. Nesta versão, os técnicos estão mais protegidos, pois o atleta  não é mais leiloado imediatamente. Porém atente-se: jogadores sem  contrato não podem ser escalados.
Em outras versões do Brasfoot, o valor dos passes dos atletas, assim  como seus salários, era reajustado ao término da temporada. Na versão  2011, este número pode ser atualizado também no meio da temporada, e não  há mais o reajuste automático de ordenado no final da temporada.
Bola para o mato
No comando de sua equipe, você deve relacionar 18 jogadores para cada  partida (11 titulares, além de no máximo 7 reservas). Para definir  automaticamente quem entra em campo e quem é o reserva, apenas selecione  o esquema tático a ser usado (4-4-2, 3-5-2, 3-4-3, 4-5-1, etc.) e então  o jogo escolherá os seus melhores jogadores (com melhor energia) para  compor o elenco que disputará a próxima partida.
Antes de o time entrar em campo, já é possível perceber sensíveis  modificações, pois o sistema de escalação foi bastante reformulado.  Agora você vê os jogadores em suas respectivas posições no campo  vestindo a camisa da equipe.
Um detalhe que era pedido há tempos por muitos jogadores foi  finalmente aderido: a especificação do lado preferido de cada jogador,  para que o atleta seja mais eficiente atuando por tal lado.
Dentro do campo, o Brasfoot também passou por mudanças. A  inteligência artificial está mais apurada, os pênaltis perdidos também  aparecem nas estatísticas e as notas dos jogadores estão mais realistas e  condizentes com o desempenho da equipe.
Um bug que deixava quase todos os fãs muito nervosos foi finalmente  corrigido: o da contagem de gols de um jogador contratado no meio do  campeonato.
As estatísticas de jogadores e técnicos não se restringem aos últimos  10 anos, diferentemente de versões anteriores do Brasfoot. Agora o  histórico é completo, com informações de todos os times passados do  atleta ou do técnico.
Convocações
A convocação de jogadores por seleções controladas pelo computador  também sofreu modificações. Agora, as seleções são montadas de acordo  com os jogadores nos clubes, ou seja, elas deixaram de ser fixas. A  medida vale a partir da 2ª temporada.  Portanto, a primeira Copa do  Mundo ainda é disputada com as seleções que começam no jogo.
Gerente de futebol
Você não é simplesmente o técnico, mas também uma espécie de gerente  de futebol, pois pode pesquisar por jogadores e fazer contato para novas  contratações. Deve gerenciar o caixa do clube, definir preço de  ingressos, aumentar o tamanho do estádio, renovar contratos e também  dispensar/negociar atletas.
No Brasfoot 2010, construir estádio é uma tarefa muito difícil. O  valor da empreitada foi substancialmente aumentado e o retorno do  investimento é a longo prazo.
Restrições
Na versão demo, você poderá selecionar uma liga nacional para  disputar (Brasil ou Espanha) ou então uma mista. Para ter acesso às  demais ligas nacionais, você deve se registrar. Vale lembrar que, assim  como as melhorias, as restrições da versão 2011 também são maiores.  Agora você encontra somente a copa nacional (como a Copa do Brasil) e o  campeonato nacional (como o Campeonato Brasileiro).